Lixas


As lixas são indicadas para operações de desbaste e acabamento de superfícies via trabalho manual e/ou com maquinas portáteis. Pode-se utilizar em: assoalho, madeira, massa corrida, metais não-ferrosos, metalografia, metalurgia, pinturas automotiva, vidros e cristais.

O que se deve saber?

Para cada aplicação é necessária a escolha do tipo certo de lixa. Para isso, deve-se avaliar o material que está sendo trabalhando e também o acabamento que se deseja conseguir.

Caso haja dúvidas sobre qual é a lixa mais indicada, entre em contato conosco!

Discos

Os discos são ferramentas projetadas para o lixamento, corte e também o desbaste de peças. São ferramentas ideais para, por exemplo, desbaste de cordão de solda, remoção de de imperfeições e rebarbas de peças fundidas.

O que se deve saber?

Lembre-se que escolher corretamente o disco para cada aplicação é o primeiro passo para um bom trabalho.

Tipos de discos

É composto por lixas de forma especial com furos projetados para permitir visão da superfície trabalhada durante a operação, alem de proporcionar melhor extração do material removido.

São ferramentas abrasivas utilizadas em maquinas portáteis na seguinte operações: limpeza de superfície antes da solda, desbaste em cordões de solda, remoção de defeitos superficiais, remoção de imperfeições em peças fundida, rebarbação de peças fundidas e preparação superficial para pintura ou revestimento.

É composto por lixas de forma especial com furos projetados para permitir visão da superfície trabalhada durante a operação, alem de proporcionar melhor extração do material removido.

Lixa em óxido de alumínio sobre costado de papel. Desbaste e acabamento de madeiras em geral. Preparação para aplicação de seladores, vernizes e pinturas em geral.

Esses discos atingem pontos difíceis, tanto em superfícies planas como em contornos e operações com pequenas inclinações. Discos com sistema Speed Lok/Troca Rápida são disponíveis nos diâmetros de 51 e 76 mm.

São ferramentas abrasivas utilizada para o corte de diversos tipos de materiais, metálicos e não-metálicos, como aço, ferro fundido, bronze, latão, titânio, tungstênio, cerâmica ou vidro.

Rebolos

São ferramentas constituídas por grãos abrasivos ligados por um aglutinante com forma e dimensões definidas. Efetuam o trabalho de cortar, desbastar, retificar, afiar, polir, etc. Através da combinação dos grãos abrasivos, liga e porosidades em diferentes quantidades, são definidas as características que um rebolo terá durante sua aplicação.

Disponíveis para as seguintes aplicações: uso geral, ferramentaria, afiação de ferramentas de metal duro, lapidação de pedras preciosas, ornamentas e vidros artesanais, afiação de serra de aço para madeira.

O que se deve saber?

Existem 7 critérios para escolher o rebolo adequado para cada operação, eles são:

1- Tipo da máquina

2- Peça de trabalho

3- Tipo de Operação

4- Material da peça

5- Dureza

6- Remoção

7- Acabamento