O que são abrasivos?
Abrasivos são grãos naturais ou sintéticos utilizado para desbastar, polir ou limpar outros materiais através do atrito via raspagem. Os grãos naturais são encontrados em veios na crosta terrestre, outros são minerais formadores de rochas, já os sintéticos são fabricados através de diversos processos.
Granulometria
Para determinarmos qual o tipo de ferramenta será mais eficiente, primeiro devemos analisar o tipo de operação: Desbaste, limpeza ou polimento.
Com isso, é possível escolher o tamanho de grão ideal que deve ser utilizado, tendo em vista que: Grãos maiores tem maior capacidade de remoção de material, porém possuem pior acabamento. Por outro lado, grãos menores tem menor capacidade de remoção, porém alcançam um acabamento de maior qualidade.
Quais as principais propriedades dos abrasivos?
Dureza é uma medida que estima o quanto um material sólido resiste a deformações permanentes quando uma força é aplicada nele. Para os abrasivos, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro.
Tenacidade é a capacidade que um determinado material tem em absorver energia por unidade de volume até romper-se, ou seja: resistir a impactos sob ação dos esforços de choque sem perder corte.
É a característica que os materiais possuem de fragmentar-se ou esfarelar-se. Fraturando-se durante a operação de abrasão, criando novas arestas de corte e evitando geração de calor.
Curiosidades
I - O diamante: Você sabia que o diamante é o abrasivo natural de maior dureza que se conhece? (A única maneira de se raspar um diamante é com outro diamante!)
II - Os sintéticos: Os abrasivos sintéticos estão se tornando cada vez mais comum no mercado, chegando cada vez mais perto de substituir os naturais.